Na madrugada de dia 15 de Junho de 1941, por volta das 5 horas, um quadrimotor alemão de bombardeamento, . . . . . . . explodiu próximo de Amareleja, . . . . . . .
Este bombardeiro, segundo comunicados alemães, teria feito parte do ataque “no Oceano Atlântico, a Oeste de Gibraltar, de um comboio inimigo bastante importante” . . . . .
Antes da queda do << Focke-Wulf FW 200 Condor >>, o que foi presenciado por testemunhas oculares, deu-se um combate aéreo entre este e dois caças Ingleses (Hurricane e Spitfire ) que vinham no seu encalço, dai resultando um sem número de disparos de metralhadora, que iluminavam o céu de uma cor alaranjada.
…………………………………………………
Nos inúmeros destroços do avião, que ficaram à guarde da da P.S.P., G.N.R, L.P. e Guarda Fiscal, foram encontrados os cadáveres de seis tripulantes, . . . . . . . .
…………………………………………………
A tripulação, bastante jovem (oscilava entre os 21 e os 29 anos), era constituída por dois oficiais, um de patente superior e outro subalterno, 2 sargentos e 2 praças.
…………………………………………………..
…………… os restos mortais com destino ao cemitério de Moura, onde ficaram a ocupar respectivamente, as campas n.º 109 a 114, do quadro quatro.
Factos Históricos e Curiosidades da Aviação, no Concelho de Moura - José António de Oliveira Correia
2 comentários:
olá, a minha avó também conta de um avião alemão que caiu,mas em vila nova de s.bento
Saudações alentejanas !!!
Sei que existem vários registos de aviões que cairam na nossa zona . . . .
Obrigado !
Haja saúde !!!
Enviar um comentário