2007-07-02

Alterações climáticas?

Saudações alentejanas !!!

Este fim de semana, para não variar ………… fui dar uma “volta” pela serra.
Muita coisa interessante para postar aqui, mas fiquei muito admirado com uma situação que acho que não é normal ……….. duas plantas com flores.
Eu costumo fotografá-las, noutros meses, são a Madressilva e a Roselha grande.
Será que tem a ver com as alterações climáticas ?


Haja saúde !!!

5 comentários:

Anónimo disse...

É natural que até as flores fiquem "baralhadas". O clima está completamente diferente daquilo a que nos habituámos!

Bjinhos

Anónimo disse...

Não tenho experiência do que se passa na serra, mas na aldeia era costume a maderssilva florir no tempo muito quente e de se sentir o cheiro dela nas noites quentes de verão.
No entanto, julgo que as plantas de pequeno porte como é o caso das duas últimas que apresenta, serão as primeira a ressentir-se das alterações que já todos vamos sentindo.
Era interessante fazer-se um levantamento sistemático destas alterações de que nos vamos apercebendo de forma empírica e casuística.
O Ivo já deve ter material que dê para um trabalho desses.
Haja saúde!
Eugénia Gomes

Crix disse...

Olá Ivo
Agradeço a sua visita e apesar de nunca ter deixado comentário, sou uma visitante assídua desta Serra da Adiça.
Apesar do meu território silvestre ser mais limitado, aqui no litoral, também gosto de descobrir as preciosidades naturais que ainda restam. O blog nasceu com a intenção de criar um herbário de silvestres aqui da região e como não sabia os nomes cientificos, era mais um desafio.
E tal como o Ivo, também eu estou aberta a ajudas e correcções.
Agora quanto ás madressilvas, aqui no Oeste, tenho reparado nas últimas saídas, que agora é que estão em plena floração. Os cistus, já pararam, só se encontram ainda algumas flores de monspeliensis.
Saudações do oeste e saudades do alentejo. ;)
Abraço

Paulo disse...

Olá Ivo. Também me parece que há algumas plantas que andam um pouco baralhadas. Quando parecia que ia começar o Verão, veio um mini-Inverno e depois uma espécie de Primavera tardia. Há cerca de uma semana, acho que vi uma acácia em flor, em Lisboa. Como ia com pressa e numa via rápida, não pude ir certificar-me. Mas aquele amarelo...

rosa guerreiro disse...

Ivo você é formidavél ensinando a nós mais velhos os nomes destas lindas flores e plantas da Serra da Adiça, estamos simplesmente encantados , obrigada, aquele abraço rosa e toy