Nome cientifico : Portulaca oleracea L. subsp. oleracea
Nome comum : Beldroega
Nome regional : Baldorega
Familia : PORTULACACEAE
Comentário : Planta medicinal. Toda a planta, à excepção da raiz. Fotografia tirada em Julho de 2007.
Aplicações principais : Usada em saladas e cozinhadas. É uma planta rica em vitaminas A, B.1 e C. Ao nível medicinal é levemente purgativa e diurética, combate ou evita o escorbuto e é das melhores plantas no combate do colesterol, HDL, quando comido cru. É a planta terrestre mais rica em ácidos gordos omega 3 .
Geral (Julho de 2007)
Folhas (Julho de 2007)
Flores (Julho de 2007)
Macro (Julho de 2007)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Boa oportunidade de colocar receita culinária de sopa de beldroegas!
A minha é óptima...mas só dou se pedir por favoooor! Ah! Ah!
Aqui vai:
Vá ao seu quintal,junto das caldeiras das árvores,certamente encontra as"portulaca oleracea", colha-as e tire-lhe as folhitas.Numa frigideira frite carne magra, entremeada e entrecosto, depois de bem fritinha escorra a gordura para um tacho onde coloca cebola às rodelas finas,alho picado,tomate, louro,e as "beldroegas" e deixe refogar.Pele e corte batatas às rodelas com espessura de 0,5cm,junte água e deixe cozer, deite ovos,para escalfar, e queijos de cabra meia cura. Sirva com sopas de pão juntamente com a carne. São de comer e chorar por mais.Aproveite, faça e convide alguns amigos para tão bom repasto! Não esquecer que a mesa é um dos lugares onde para além dos sabores alimentares podemos usufruir do sabor e cheiro daqueles que por nós são gostados!
Bela receita. Até cresce água na boca...
Nunca tinha reparado na flor das beldroegas. Vou ter de prestar mais atenção quando as voltar a ver.
Saudações alentejanas !!!
Caro(a) amigo(a) anónimo(a)
Será que nos podia dar zona/terra de onde vem esta bela receita ?
Haja saúde !!!
Hei-se experimentar a receita do amigo anónimo.
Aqui vai mais outra receita com beldroegas (baldoregas, como se diz lá na terra), esta do Sobral da Adiça e sem carne.
Caldo de beldroegas
Faz-se um refogado com azeite e cebola, quando a cebola já está mole juntam-se as folhas das beldroegas e umas cabeças de alho ainda não seco, deixa-se refogar muito pouco tempo e junta-se água.
(As beldroegas nasciam, como erva daninha, entre as fiadas de alhos que se semeavam para depois secar, fazer as réstaes, pendurar e consumir durante todo o ano. Apareciam quando as cabeças ainda tinham os dentes tenrinhos e sem as películas secas. Como já não temos alhos assim, eu junto vários - 4 ou 5 dentes de alho já seco logo no início do refogado).
Descascam-se batatas, partem-se às rodelas e deixam-se cozer.
depois escalfam-se os ovos e come-se com sopas de pão.
Variante: antes de escalfar os ovos, deitar queijo de cabra fresco e deixar ferver um só uns 2 minutos.
É mesmo de comer e chorar por mais!
______
Também são muito saborosas em sopa com base de batata e cebola em vez de outra qualquer hortaliça. Ficam sempre melhor com alho à mistura.
______
Nota:
Diz-se, mas não tenho qualquer fundamento para o afirmar, que as beldroegas começaram a ser comercializadas aqui na zona de Lisboa por intervenção dos alentejanos e algarvios que as procuravam nos mercados. Posso constatar que há 20 anos não se encontravam à venda e agora há-as um pouco por todo o lado, desde os mercados até aos hiper.
EGomes
Saudações alentejanas !!!
Caros amigos/ amigas
Todas as receitas,da zona de Sobral da Adiça e com algum ingrediente das nossas serras, vão ser postados. Não todos de uma vez, mas . . . . de vez em quando.
Haja saúde !!!
Olá! Depois de ter um pé no mundo, mais propriamente em Itália,vi que manifestou interesse em saber a zona de tão boas sopinhas.
Aqui vai,são de Castro Verde,terra onde dei aulas alguns anos, eu? Perto da sua serra, aprendendo a gostar dela através dos blogues e amigos que tanto a veneram,(quase santuário!)e desejosa de a visitar ,aguardo tempo mais fresco.
A beldroega é a planta terrestre mais rica em ácidos gordos omega 3
Uma ótima oportunidade para falar de outras plantas medicinais que podemos usar na alimentação: serralha, dente de leão, tansagem...
Mari Santos
http://plantasmedicinaisdaamazonia.googlepages.com/
Enviar um comentário