2010-01-17

Só coincidência ?

Saudações alentejanas !!!

Estive a ler o artigo da Câmara Municipal de Moura, sobre a candidatura às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, nas categorias de “Grandes Relevos”, em relação à Serra da Adiça.


Foi aí que reparei numa coincidência interessante …..

. . . quando falam de …Podem encontrar-se várias espécies de aves, nomeadamente, a trepadeira azul, o mocho galego, o abutre negro, cegonha branca e cegonha preta, a poupa e a garça boeira”, por acaso foram as últimas postagens que fiz neste blog sobre “Aves “. Só que no meu blog entretanto, fiz uma rectificação na identificação do abutre negro pelo grifo, pois estava mal .


. . . quando falam de “ …repteis como a cobra de ferradura e a cobra de água de colar,… ”, por acaso foram as últimas postagens que fiz neste blog sobre “Cobras “.


. . . quando falam de “ …algumas espécies de peixes, entre as quais, o bordalo, a perca-sol e a verdemã… ”, por acaso foram as últimas postagens que fiz neste blog sobre Peixes “.


. . . quando falam de “ …Além de outras espécies de orquídeas, podem também encontrar-se a aroeira, a erva prata, a murta, a rosa albardeira e a esteva… ”, por acaso foram postagens que fiz neste blog sobre “Plantas medicinais “.


. . . quando falam de “ … além de plantas utilizadas na gastronomia alentejana como o poejo, a beldroega e o espargo… ”, por acaso foram postagens que fiz neste blog sobre “Plantas medicinais “.

. . . quando falam de “ … Relativamente a árvores, são comuns a azinheira, o eucalipto e o pinheiro, entre outras… ”, por acaso foram postagens que fiz neste blog sobre “Flora”. Mas disseram que o eucalipto é comum !!!! Eu que conheço bem a serra direi que entre a Serra da Adiça, Ficalho, Preguiça, Álamos e Serra Alta ……… existem aí uns 10 eucaliptos. Disseram que o pinheiro é comum!!! Dos poucos que existem, cerca de 50, os quais a maioria pertencem a uma espécie indígena de Portugal continental, por acaso são é pouco comuns.



O que acham, ...... será mesmo só coincidência?

27 comentários:

Eduardo Marabuto disse...

Não parece ser só coicidência e é lamentável que tal se tenha verificado sem o minimo de reconhecimento por quem desinteressadamente tem feito tanto para promover esse património, verdadeiramente uma das Maravilhas do nosso país. Continua o bom trabalho!

Francisco Clamote disse...

Realmente é coincidência a mais!
Parabéns pelo seu trabalho!

greenman disse...

Resumindo, o teu blog é uma das 7 maravilhas da blogosfesra e os funcionários da Câmara dão-te grande valor e são seguidores deste teu blog!

Parabéns!

Anónimo disse...

Quando andávamos nas carteirinhas da escola... QUE VERGONHA ERA SER APANHADO A CABULAR!

Anónimo disse...

Coincidência ou não a verdade é que o teu blog é extraordinário.
Eu não acredito em bruxas, mas que as há, há!

Unknown disse...

Tal como várias vezes tive oportunidade de lhe dizer, o seu interesse, apego e conhecimento da serra têm valor por si só.
No entanto, a CMM podia/devia ter chamado a colaboração de quem sabe.
Tanto mais que não acreditamos muito em coincidências.
Ontem ao fim da tarde na Biblioteca Museu da República e Resistência assisti a uma conferência do Dr. João Matos - seu antigo professor - sobre as minas e o seu abandono e a uma apresentação de um trabalho sobre o cante, feita pelos amigos da Mina de S. Domingos.
Lá falamos da mina, da serra e de si também por causa das suas explorações e das suas orquídeas.
Parabéns e bem haja pelo seu trabalho e pela sua dedicação.
MEG

Anónimo disse...

Para quem segue o blog, para quem te segue nas tuas longas dedicadas caminhadas pela cordilheira identifica , reconhece teu merito ...
Teu legado tem vida, e direitos de autor tb .
muitos parabens pela partilha .
Abraço

Anónimo disse...

Isso só prova que os funcionários da Câmara estão atentos ao que se escreve sobre o concelho, conhecem o seu blogue e dão-lhe credibilidade. Mas pôr numa nota de imprensa as referências aos livros, aos bloques e outros documentos onde fazem pesquisa, parece que não faz sentido. Uma nota de imprensa não é uma crónica, nem um artigo científico.
Penso que ambos estão de parabéns: o Ivo porque tem um interessante blogue; a Câmara porque o soube aproveitar.
De qualquer modo, Ivo, toda a informação que coloca no seu blogue também é fruto da sua pesquisa noutras fontes.
No fim disto tudo, o que interessa é que o concelho seja contemplado na escolha das sete maravilhas.

Ivo Rodrigues disse...

Saudações alentejanas !!!

Caros amigos e amigas !
Gostaria de agradecer todas as vossos comentários, ajuda a seguir em frente e continuar as pesquisa, com dedicação.
Pois uma pessoa fica sempre na dúvida, mas enfim.
Eu gostava era que se tivesse feito uma apresentação em grande, não sei o que foi feito, mas de certeza que ficou tanta coisa por falar …….

Agora respondendo ao ultimo comentário, gostaria de dizer que de facto não têm que por lá as fontes, mas que ficava bem dizerem alguma coisa a mim ……. talvez !

“De qualquer modo, Ivo, toda a informação que coloca no seu blogue também é fruto da sua pesquisa noutras fontes.”

Vamos ver uma coisa nestes últimos anos ……
2006-7 visitas á serra
2007 -22 visitas á serra
2008- 14 visitas á serra
2009- 17 visitas á serra

Chegam a ser passeio de um dia, ou pelo menos de meio dia, no pico do verão ou mesmo no pico do inverno!

Eu vou pesquisar é os nomes, porque tudo o que é lá colocado , fotografias, é de minha autoria, quando vou buscar alguma coisa a alguma fonte , eu ponho lá tem o caso das lendas.

As orquídeas, eram identificadas para o local 13 espécies, mas eu já encontrei perto de 23,quase metade das espécies que existem em Portugal, algumas delas são raras, não é só a Orchis colina !

Borboletas ? Temos uma que está em estado critico em Portugal, só é conhecida em 4 locais, a sul ….. só aqui.
Alem disso tenho feito visitas às serra com variadíssimos especialistas, que me solicitam e claro que me ajudam muito a perceber a beleza em termos de fauna, flora e geologia desta Cordilheira da Adiça.

Haja saúde !!!

Anónimo disse...

Pois é IVO, estás a esquecer uma coisa...
Ainda existe por aí muito tique COLECTIVISTA !
Pensam em COLECTIVIZAR tudo o que mexe!
Porque não COLECTIVIZAR a BLOGOSFERA (interrogam-se eles)?
Porque não apropriáramo-nos do trabalho, que é dos outros, e fazê-lo NOSSO ( continuam eles a interrogar-se ) ?
FIGURA DEPRIMENTE FAZEM!
É QUE O POVO JÁ NÃO É O MESMO !

A minha consideração vai toda para ti!
Abraço IVO.

Anónimo disse...

Deixa-os da mão IVO!
Segue nas tuas caminhadas, o mérito e valor, sempre vêm ao decima.

A Serra necessita é de ti, o resto é conversa da treta.

Saúde para ti!!!

Anónimo disse...

Caro Ivo, se não sabem reconhecer o teu trabalho, é pena todos teriamos a ganhar.

Continua o teu trabalho, nós acompanhamos-te. Alegra-te não és tu a SOMBRA.

Abraço.

Eduardo Marabuto disse...

Olá a todos. Discordo dos comentários que dizem que o Ivo está muito bem sem os outros, que deve continuar o trabalho que tem feito até agora como tem feito. É uma posição com a qual não se deve concordar a bem da valorização do património natural que ainda nos resta, particularmente a tão rica (mas tão vulnerável) Serra da Adiça. Só uma concertação e colaboração real (e não estas coincidências... estranhas) entre quem gosta da Serra, como o Ivo ou a maioria dos que aqui vêm e as entidades oficiais como a Câmara de Moura (e porque não também a de Serpa?)é que pode fazer algo por ela.

A Serra é uma ilha de biodiversidade única no Alentejo e aí ocorre uma componente importantissima do nosso património natural mas os apoios à preservação e conhecimento do que lá existe não têm surgido por parte das entidades oficiais e são totalmente necessários. Daí podem advir inúmeras vantagens quer para o meio ambiente quer para as populações, mais que os fragmentos tão evidentes que o Ivo vem pondo aqui neste fantástico Blog!

Com estas... coincidências está-se a a enfraquecer um movimento pela valorização deste património (o Ivo e os que apreciam a Serra e a divulgam) que não deve partir de uma entidade que não tem essa obrigação (as 7 maravilhas e tal e tal) e a desresponsabilizar-se as entidades oficiais que nada têm feito pela Serra da Adiça, muito pelo contrário! A CMM ao não ter consultado o Ivo e ter copiado as informações minimizou (talvez inadvertidamente é certo...) todo o trabalho que tem sido feito até aqui e ignorou um dos grandes pilares de divulgação da Serra ao Mundo.

E é pena porque é um lugar fantástico, com gentes fantásticas e acima de tudo, ainda uma biodiversidade fantástica e única!

Anónimo disse...

Concordo, em parte, com o Eduardo Marabuto.
O Ivo deve continuar com a sua apaixonada, nota-se que assim é, dedicação à Serra da Adiça, todos teremos a ganhar com isso, em especial esse precioso lugar.
Efectivamente, neste todos, se incluem muitos terranautas, basta olhar para os pontinhos assinalados de visitas que vão por esse mundo fora, e este é triunfo do Ivo. Quanto à Câmara Municipal... bem é o costume - com honrosas excepções, em relação à defesa do seu património... Se não o fez - ter dito uma palavrinha sobre este "incidente" - vai pecar por tardio, mas, como diz o Povo, mais vale tarde que nunca ! Caramba, o Ivo merece-o!!!
Sejamos Homens !
E não me venham dizer que a Camâra ainda disto não sabe... Que eu não acredito.
Abraço Caminheiro IVO

Anónimo disse...

O Ivo pergunta se é coincidência.

Leucipo disse:
« Nada acontece por acaso ou sem causa; mas tudo acontece segundo a razão, e por necessidade.»

Os pensadores romanos lá tinham destas coisas!

Avé César !

Anónimo disse...

Esta conversa, parece como as cerejas… Vai já longa.
Se os factos ocorreram como o estimado Ivo Rodrigues nos conta, tem direito à indignação!
De facto, alguém não teve respeito pelo seu trabalho, o que não é bonito.
Até por uma simples razão, neste espaço, ele tem partilhado, com todos, tudo aquilo que tem vindo a descobrir. Sendo até um espaço aberto para uma boa troca de ideias e experiências.
Por tudo isto, vamos continuar com a nossa aventura pelo conhecimento, deixando de parte o aspecto tecnocrático da coisa… Isso ficará melhor nas mãos de outros ( ou não, já nem sei) !
Se me permites Ivo Rodrigues, deixemos o mofo dos gabinetes, e partamos de novo para o cheiro da Terra.

Um seguidor fiel e atento.

Ivo Rodrigues disse...

Saudações alentejanas !!!

Caro amigo

Tem toda a razão ……….
Nada melhor que continuar com mais uma borboleta nocturna, rara em Portugal, que existe aqui na nossa serra.

;-)

Obrigado a todos !

Haja saúde !!!

Anónimo disse...

Caro Ivo
Antes de mais quero felicita-lo pelo magnifico trabalho executado na exploração, conservação e divulgação da Serra da Adiça.
Creio que foram aqui ditas algumas coisas que não são de todo rigorosas e digo-o pois alguém sabe dos tramites que tiveram que ser seguidos para a candidatura da Serra da Adiça?? Alguém sabe se existe alguma justificação para não ter sido ouvido o Ivo na elaboração da candidatura?? Alguém sabe se existiu algo que impossibilitou a abordagem por parte da CM Moura ao Ivo para saber a sua opinião relativamente sobre esta questão?? Será que ainda ninguém parou para pensar um pouco??
O que creio que devemos salientar aqui é a vastíssima e bela biodiversidade que possuímos no nosso município como são o caso do Parque Florestal da Contenda e da Serra da Adiça.
Visto que é comum não assinar os comentários não me revejo na obrigação do fazer também o que lamento pois existiria uma maior transparência.
Mais uma vez saúdo o teu trabalho Ivo e continua a valorizar a Serra, que todos nós te devemos isso.
Ass: Um Amigo

Obs: Já agora estou na inteira disponibilidade para te explicar o porquê de não teres sido chamado para elaboração da candidatura.

Ivo Rodrigues disse...

Saudações alentejanas !!!

Vamos ver uma coisa …… se eu não podia participar ……., não percebo o porque do “MEU” blog pode participar, sem me dizerem nada ?

Impossibilidade por parte de CM Moura para me abordarem? Não entendo o que se queres dizer com isso.

Ok, eu já pensei e tenho a minha ideia formulada, e não deve falhar muito …… é só uma questão de alguém me confirmar ……. o meu mail, tu já o conheces , podes enviar a explicação.
Eu tenho medo é que a nossa Serra da Adiça fique de fora por causa de uma investigação menos cuidada e que tenha ficado de fora tanta coisa como : plantas raras, as borboletas, a parte das minas e tudo o que a elas está associado como os morcegos, o aquífero, os minerais, os cristais enfim estava cá o resto da tarde a dar exemplos, isto é que me preocupa.

Como diz o ditado …… Quem não se sente não é filho de boa gente !

Haja saúde !!!

Anónimo disse...

O "anónimo" veio para adensar a coisa e torná-la numa estória de mistério.
O que me parece é que há aqui muita personagem a ler, compulsivamente, os enredos do Dan Brown...
Por quem és "anónimo", por quem és, interrogo-te eu agora, já que tanto gostas de interrogar...
Porque não o contas aqui para todo este pessoal ???
Em canal aberto???
É assim tão hermético o que tens para contar ???
Corres perigo de Vida???
Começo a ter pena, e é sentimento que abomino ter pelo meu próximo, começais a meter-me pena... lá quem tratou de tão hermétika candidatura!
Começo a dár razão a quem aqui já disse " IVO DEIXA-OS DA MÃO " que pena dão!

Abração IVO

Anónimo disse...

Anónimo eu explico-te os tramites a seguir, tem o nome de " Copy and Paste ", eu quando o faço, presumo sempre, vá lá perceber-se porquê, que o autor daquilo que eu cabulo, está sempre incontactável!
Já agora, também presumo, o que nem eu entendo, é que esse mesmo autor, vive em Honolulu... sabem, há coisas que me dão jeito...

HAJA PASSiÊNCIA !!!!!!!

Anónimo disse...

Já viram a última Fotografia que o Ivo postou ?
Vale a pena!

Abraço

Anónimo disse...

Bom dia

Não existe nenhum misterio em torno deste assunto.
Só prefiro falar sobre os assuntos pessoalmente e é o que farei com o Ivo para lhe ser explicado tudo sem qualquer tipo de problemas pois não é do meu interesse criar atritos alguns mas sim esclarecer. Esclarecer quem tanto tem feito por a Serra e merecer saber o que aconteceu.
saudações e bom resto de trabalho ivo

Anónimo disse...

Caro Ivo,
Por imperativo da minha personalidade, não tenho por hábito, exteriorizar o que me vai na Alma, em público, mas depois do que aqui retirei, desta vez não me contive e aqui a exponho.
Há Coisas com as quais não se deve tratar de leve ou faltar ao respeito.
Desta vez, julgo a NOSSA SERRA DA ADIÇA foi-o e muito.
Antes de tudo ( de qualquer tramitação – coisa que soa muito burocrática), deve-se Conhecer aquilo de que se fala. Não necessariamente, embora sempre aconselhável, “sujar as mãos” naquilo de que se quer falar. Da Serra, calcorreá-la, adentrando-se nela, coisa que tu já fizeste muitas vezes, por isso a Sentes. Não sendo possível, pelo menos, falar com quem a Conhece e Sente, as pessoas que nela se adentrara, as pessoas do Sobral da Adiça e Ficalho. Essa Sabedoria têm e deveria ser valorizada e respeitada.
Eu, desde que me conheço, cultivo um enorme respeito, posso dizer até a Carinho e Divinização, pela SERRA.
A entendo como um Organismo vivo, repleta de Vida e Vidas em toda a sua Imponência.
Ela de há muito que ali está e quando todos partirmos lá continuará, plena pulsando de Vida.
Ela merece um profundo respeito de todos.
Por tudo o que aqui já li, penso que esta candidatura foi tratada, por quem dela partiu, com o espírito de um elefante que se adentrou pela loja de cristais!
Mas o cristal não tem culpa, por isso vou de tudo fazer para esta candidatura ter um final feliz.
Sei que o Ivo Rodrigues partilha desta aspiração porque ele, como eu Sente a Serra.

Se me permites, dou um conselho Ivo... Sê BIOPOSITIVO e manda este desrespeito para a RECICLAGEM que é onde ele está bem, a BIODIVERSIDADE da Serra te o agradecerá.

De um Amigo e Admirador da Serra,

S.T.M.

Eduardo Marabuto disse...

A conversa já vai muito longa mas continuo a não perceber e não acho justificável que se dê importância a qualquer comentário que venha anónimo... qual é o problema de ter uma opinião, ainda que diferente? Eu não tenho qualquer problema nisso... até parece que existe alguma censura, caramba!
Nisto tudo só quem perde é a Serra e as suas gentes, sejam os moradores ou os admiradores...

Espinete disse...

Antes de mais quero dar os parabéns ao IVO pelo blog, que é sem dúvida uma mais valia para a Terra, para as suas gentes e sobretudo para o Património natural... Vejo esta apropriação de conhecimento e de investigação de certa maneira como um gesto a louvar o trabalho afincado que o Ivo tem feito na serra... Sem este trabalho provavelmente a Serra da Adiça não estaria nos nomeados para o concurso. Foi com o esforço dele que surge esta nomeação. O que está mal, na minha opinião é não só a usurpação dos direitos, mas a actitude... Chegava um pedido de autorização,de colaboração, mas pricipalmente um OBRIGADO pelo que tens feito em prol do concelho. Assim o que o gesto dá a entender é apenas a promoção municipal sem "sujar as mãos", sem "suar a camisola", ainda por cima explorando o trabalho de outras pessoas e não o da própria edilidade. É assim como o nosso pais funciona... Nas mais diversas áreas...
Também digo, se houvesse um pedido de ajuda ou colaboração, concerteza que o Ivo não dizia que não, tudo em prol do que é nosso e se deve de preservar e promover, o património natural...

grande abraço, boa continuação e não desistas deste grande trabalho, que é teu...

Anónimo disse...

Pois é Eduardo Marabuto, há quem lide mal com o livre pensamento e opinião.
Eu "anónimo" sou e isso nada mais é do que um sintoma…

Sou mais um “anónimo”, que espera a saudável brisa da Liberdade.