2008-10-27

Conserva da azeitona

Ingrediente da serra:
Orégãos
Azeitonas


Em finais de Outubro ou início de Novembro, conforme o estado de amadurecimento, mas ainda verdes, colhe-se a azeitona, escolhe-se e lava-se.
Vão para uma "tarefa" ou outro recipiente de barro com água simples, de preferência da cisterna para não as amolecer, aí ficando até à primeira 5ª feira de Março (a estas rotinas estava sempre associada alguma crença, misticismo ou coisa parecida), com a finalidade de lhes extrair a maior parte do amargor.
Nessa altura escorrida a água, voltam a colocar-se no mesmo recipiente à mistura com trouxas feitas com ramos de orégãos secos, folhas de louro e cascas de laranja também secas, atadas com um fio e que se vão entremeando nas azeitonas.
Para finalizar, cobrem-se com água previamente salgada. Para se saber qual a quantidade adequada de sal utiliza-se um método a que chamávamos “coroar o ovo”. Na água que se prevê venha a ser necessária, deita-se sal a pouco e pouco, mexe-se para o dissolver, coloca-se um ovo fresco lá dentro. O sal dissolvido, aumentando a densidade da água, aumenta a impulsão a que o ovo fica sujeito e fá-lo subir. Quando o ovo sobe e fica à tona da água, com uma pequena parte de fora a “coroa”, a água está no ponto certo para se deitar na azeitona e para lhe dar o sabor salgado adequado.
Pode começar a comer-se por alturas do Verão e estará em boas condições cerca de um ano.



Maria Eugénia Gomes
Sobral da Adiça

6 comentários:

PM disse...

É preciso dar uma volta do tamanho do mundo para vir aqui encontrar um post...de alguém tão próximo!

Este é um blog especial por muito próximo docoração estar a Adiça e o seu Sobral.

Espero continuar a ser surpreendido por aqui!

Bom trabalho.

P.

J.Carmo Moura disse...

Gosto imenso do seu blogue.
É extremamente bonito!
O artigo em causa vai já ser publicitado no meu "Terras do Carmo".
Saudações mourenses!

oasis dossonhos disse...

parabéns, Ivo pelo blogue e por esta colaboração da Maria Eugénia!

Família dos Carreiras e dos Machados disse...

Obrigada pelo comentário! Já conhecia o seu blog, mas sou novata nestas coisas de blogs, e só há pouco percebi como adicionar aos favoritos... Mas este é, sem dúvida, um dos meus preferidos! Parabéns!

Anónimo disse...

Olá
parabéns pelo blog
sobre a conserva de azeitonas,só queria perguntar se a agua das azeitonas é sempre a mesma até a Quinta-Feira de Março....obrigado

Anónimo disse...

eu queria que colocasse menos sal nas conservas