2011-01-08

Aconteceu em . . . .


Na madrugada de dia 15 de Junho de 1941, por volta das 5 horas, um quadrimotor alemão de bombardeamento, . . . . . . . explodiu próximo de Amareleja, . . . . . . .

Este bombardeiro, segundo comunicados alemães, teria feito parte do ataque “no Oceano Atlântico, a Oeste de Gibraltar, de um comboio inimigo bastante importante” . . . . .

Antes da queda do << Focke-Wulf FW 200 Condor >>, o que foi presenciado por testemunhas oculares, deu-se um combate aéreo entre este e dois caças Ingleses (Hurricane e Spitfire ) que vinham no seu encalço, dai resultando um sem número de disparos de metralhadora, que iluminavam o céu de uma cor alaranjada.

…………………………………………………

Nos inúmeros destroços do avião, que ficaram à guarde da da P.S.P., G.N.R, L.P. e Guarda Fiscal, foram encontrados os cadáveres de seis tripulantes, . . . . . . . .

…………………………………………………

A tripulação, bastante jovem (oscilava entre os 21 e os 29 anos), era constituída por dois oficiais, um de patente superior e outro subalterno, 2 sargentos e 2 praças.

…………………………………………………..

…………… os restos mortais com destino ao cemitério de Moura, onde ficaram a ocupar respectivamente, as campas n.º 109 a 114, do quadro quatro.


Factos Históricos e Curiosidades da Aviação, no Concelho de Moura - José António de Oliveira Correia



2 comentários:

Hortense disse...

olá, a minha avó também conta de um avião alemão que caiu,mas em vila nova de s.bento

Ivo Rodrigues disse...

Saudações alentejanas !!!

Sei que existem vários registos de aviões que cairam na nossa zona . . . .

Obrigado !

Haja saúde !!!